domingo, 24 de março de 2013

19ª Corrida - Corrida 24 de Março


Mais um domingo de corrida e lá vamos nós viajar para Araras, que fica a 60 km de Piracicaba. Digo “nós” porque hoje o Tiago, que trabalha comigo, também foi correr os 5 km da Corrida 24 de Março, que comemora o aniversário da cidade. A corrida, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, teve inscrições gratuitas e limitadas a 300 atletas.

Saímos bem cedo de Piracicaba e consequentemente chegamos cedo a Araras, por volta das 7h30. A concentração seria na Praça Barão de Araras, mas ao chegarmos não vimos muita movimentação de pessoas, fato que me deixou meio apreensivo. Vimos uma pequena movimentação e fomos para lá. O pessoal da organização estava começando a montar as estruturas, e por um momento pensei que a largada fosse ter muito atraso. As 8h, como descrito no site, começaram a distribuir o chip e o número de peito, os únicos dois itens do kit, além da medalha no final. Tudo muito simples e funcional.

Praça Barão de Araras
Pré-corrida. Eu e Tiago
Até hoje havia corrido somente uma prova de 5 km, portanto não tinha muita base do que poderia fazer. Imaginei fazer um sub 25 e comecei a prova “faca nos dentes”! Ao contrário do que havia imaginado, a largada não atrasou muito, porém às 9h o sol já não é tão amigável. A altimetria estava bem tranquila, o que ajudou muito no desempenho, fazendo com que eu conseguisse manter um ritmo constante em praticamente toda a prova. O ponto negativo foi em relação ao controle do tráfego nas vias da cidade. Em alguns momentos houve uma certa “competição” entre atletas e carros, que além de prejudicar o andamento da prova, torna-se muito perigoso.

Percurso
Mais uma pro currículo
Medalha
Cruzei o pórtico em 22m43s, com um pace médio de 4m33s (extra oficial). Foi a minha melhor prova nos 5 km em termos de desempenho. Mas o que gostei mesmo neste domingo, foi conhecer mais uma bela e aconchegante cidade do interior paulista.