quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Filme - Muito Além do Peso

Encontrei esse filme na internet e resolvi assistir. A princípio sem muitas expectativas, mas no fim encontrei nele muita coisa interessante, que vai além de só ter uma alimentação saudável. O filme pode ser baixado gratuitamente no site  (clique aqui) ou mesmo assistido no Youtube (vídeo abaixo). É interessante a abordagem feita pelos produtores do longa, mostrando que sabemos muito pouco sobre os alimentos, e o quanto isso pode prejudicar a nossa vida e principalmente a vida de nossas crianças.

O comparativo dos alimentos industrializados com a quantidade de açúcar existente nos mesmos é impressionante e assustador. Por exemplo: 
1 pacote de bolacha recheada = 8 pães + 30 g de gordura + 50 g de açúcares
1 pacote de refresco em pó de 35 g = 28 g de açúcar (1% de fruta)

Estes dados, entre outros apresentados comprovam a dimensão do assunto. 56% dos bebês tomam refrigerante frequentemente antes do primeiro ano de vida; Um brasileiro consome 51 kg de açúcar por ano; A criança brasileira passa em média 3 horas na escola e 5 horas em frente a televisão. Enfim, mostra o quanto esse assunto é parte importante nas nossas vidas e das pessoas que deveriam comandar o país, proporcionando melhores condições de educação e saúde.

Descrição:

Muito Além do Peso
(Way Beyond Weight)
84', cor, censura livre.

Obesidade, a maior epidemia infantil da história.

"Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças" Jamie Oliver

Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2.
Todos têm em sua base a obesidade.
O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

com :
Jamie Oliver, Amit Goswami, Frei Betto, Ann Cooper, William Dietz, Walmir Coutinho, entre outros.
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Direção de Produção: Juliana Borges
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Projeto Gráfico: Birdo
Trilha Sonora: Luiz Macedo
Produção: Maria Farinha Filmes
Patrocínio: Instituto Alana


"A cada 5 crianças obesas, 4 serão adultos obesos"