domingo, 13 de janeiro de 2013

Vem ni mim 2013!!!



2012 foi o meu primeiro ano no mundo das corridas de rua, e quanta coisa eu aprendi...

Apesar de ter começado a correr no final de 2011, não tinha como intuito e nem conhecia o universo das competições amadoras de corrida de rua. A primeira corrida foi um desafio que fiz com meu pai, para corrermos a famosa Corrida de Reis em Cuiabá, minha cidade natal, dia 07/01/12. Após o “fracasso”, comecei a me interessar mais pelas provas amadoras aqui da região de Piracicaba, e no dia 24/03/12 participei da Corrida Explore, iniciando (lê-se viciando) minhas atividades nesse esporte, que ao meu ver, é o mais democrático e instigante entre os quais já me dediquei. Depois da segunda, decidi que correria pelo menos uma prova por mês, até o fim do ano.


Corrida 1 a 7.
Logo depois participei da Corrida Semana do Exército Brasileiro em Piracicaba e vi que o negócio começou a ficar “sério”. Percebi que aquele esporte era mais do que ir lá e correr, tinha algo diferente. A partir de então, tive a ideia (junto com o meu amigo Gabriel) em criar este blog e relatar as corridas que participava. Foi em maio também, que comecei a acompanhar meus treinos com o aplicativo de celular Endomondo e gravar todos os treinos e corridas que fazia e então, passei a acompanhar minha evolução. Depois disso corri a Mini-Maratona do Trabalhador (20/05 - Americana), Porto Piracicaba (27/05 - Piracicaba), Jequitibá (03/06 - Piracicaba), Turística de Piracicaba (24/06 - Piracicaba), Correr e Caminhar (22/07 - Sumaré), Cidade de Piracicaba (29/07 - Piracicaba) e Circuito Energia (12/08 - Jundiaí), seguindo meu planejamento de correr pelo menos uma prova por mês.

Depois de agosto, acabei dando uma esfriada nas corridas em função de compromissos profissionais e pessoais, e acabei não “correndo atrás” de novos desafios, e o resultado disso foi algum ganho de peso e uma queda enorme no meu desempenho, pois os treinos que antes eram mais assíduos, passaram a ser esporádicos, tanto que até o blog deu uma parada nessa época (acabei nem fazendo o relato da corrida de Jundiaí, por exemplo). Depois de quase três meses voltei a me inscrever numa competição. Treinei muito e consegui um dos meus melhores tempos nos 10 km na Corrida Ilumina. Me empolguei bastante com isso e passei a treinar muito, mas muito mesmo!

Corrida 8 a 14.
No entanto, no dia 12/12/12 (cabalístico não?!) tive uma contusão muito feia. Correndo na Esalq, um ferro de tampa de bueiro rasgou o tênis e perfurou meu pé entre os dedos médio e anelar (do pé, claro) e fez um estrago enorme por lá. Fiquei assim, pelo menos duas semanas sem poder nem ao menos arriscar alguns trotes. Na terceira semana comecei a correr de leve e resolvi me inscrever na Corrida Solidária Família ibis, em Piracicaba (dia 09/12). Aí peguei gosto de novo... Não fiz uma corrida boa, mas queria voltar a ativa. Aí então corri mais uma do Circuito Correr e Caminhar (16/12 - Bragança Paulista) e comecei a me preparar para o maior desafio do ano, a 88ª Corrida de São Silvestre.

Raramente eu fico em Piracicaba nos finais de ano, mas eventualmente tive que permanecer por questões profissionais e não pude voltar para Cuiabá rever minha família e correr pela segunda vez a Corrida de Reis, por isso me inscrevi na maior prova de rua do país. E lá, no dia 31 de dezembro de 2012, foi o encerramento de um ano cheio de descobertas pessoais, em que o apoio das pessoas queridas (família e amigos) foi extremamente importante para que eu conseguisse vencer essa luta contra a obesidade, em prol de uma vida mais saudável e longeva.

Dessa forma, fecho 2012 com 715 km percorridos (entre corridas e caminhadas contadas a partir de maio), 14 competições completas e a certeza de que os próximos anos serão de novas conquistas e desafios. E o meu primeiro será em Limeira, no Circuito Running Show 4 Estações dia 19/01/13!


Feliz 2013 para todos!