terça-feira, 15 de maio de 2012

Opinião: Aplicativo de celular para corredores Endomondo


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje fiz mais um treino na ESALQ, porém com uma novidade. Há algum tempo estava querendo alguma ferramenta que medisse exatamente a distância percorrida e desse algumas informações básicas, como tempo e pace. Hoje baixei um aplicativo no meu celular (Nokia C5-03) que chama-se Endomondo. É um aplicativo muito fácil de ser usado e pelo que pesquisei na internet, é um app disponível pra muitos modelos de smartphones (clique aqui para acessar o site).

Sinceramente, me surpreendi com a funcionalidade do app. Ao baixá-lo, você precisa se cadastrar no site, lá você coloca suas informações básicas como peso, idade, esporte favorito (porque o app reúne diversos esportes em que pode ser utilizado), entre outros. Além disso, ao utilizar o app no celular, via internet (dependendo do plano da operadora) ele atualiza os dados diretamente no site e publica o resultado do seu treino em suas redes sociais, como facebook e twitter. Muito legal!

A funcionalidade se mostrou ainda maior durante a corrida, quando são dadas informações imediatas a cada quilômetro no fone de ouvido (em inglês) sobre o tempo total e o pace de cada quilômetro percorrido, e isso é muito bom, porque com as informações é possível dosar o esforço ou acelerar o passo para atingir os objetivos. Além disso, no site, é gerado um gráfico do treino com o pace e a altimetria do percurso (figura abaixo), além de informações de maior velocidade do percurso, tempo total, calorias perdidas, etc e tudo isso fica armazenado no banco de dados do site, que gera o total de km percorridos na semana, mês, ano, os melhores resultados pessoais (melhor tempo por km, milha, 3 milhas, 5 km e Cooper, que é a distância percorrida em 12 minutos), comparação com seus amigos que possuem o app  e também fazem algumas “brincadeiras” do tipo, quantos lanches você já queimou e quantas voltas você já deu no mundo só correndo, rs.


Bom pessoal, gostei muito do app e irei utilizá-lo nos treinos e nas corridas também. Se tiverem alguma dica de como utilizá-lo melhor ou quiserem tirar alguma dúvida é só deixar um comentário aqui no blog. Acho que tudo que puder nos ajudar nos treinos e corridas é bem vindo, e a tecnologia está aí pra isso.

Um abraço e bons treinos!

Um comentário:

  1. Gostei desse negócio Prudence. Qdo tiver um celular esperto eu baixo esse aplicativo.

    ResponderExcluir