sexta-feira, 27 de abril de 2012

2ª Corrida do Prudence – 1ª Etapa Corrida Explore 2012 (Piracicaba-SP)

A minha 2ª corrida este ano foi a 1ª Etapa da Corrida Explore 2012 (http://www.corridaexplore.com.br) realizada no Horto Florestal de Tupi, em Piracicaba/SP, no dia 24 de março. A prova prometia muitas dificuldades, já que diferentemente da Corrida de Reis, feita nas ruas de Cuiabá, essa era “cross country”, um tipo de prova de pedestrianismo feita em meio à natureza, por matas e estradas de terra. 

A corrida estava marcada para começar às 16h. Por volta de 12h30 almocei um macarrão e às 14h parti para o Horto Florestal de Tupi, que fica cerca de 13 km da minha casa. Ao chegar, ainda muito cedo, o local da largada já estava sendo montado. Peguei meu kit e fiquei esperando o começo da prova. 

Vamos a prova então! Como já havia imaginado, a prova era mesmo difícil, mas muito legal de correr, já que o contato com a natureza era direto e o ambiente era muito legal. Não tive como marcar no Google Earth o trajeto, porque em alguns lugares a mata era muito fechada, então vocês terão de acreditar em meus relatos, rs! A prova, ao meu ver, foi marcada por subidas e descidas, algumas das subidas muito difíceis, como a do km 3, que era muito íngreme, o que me forçou a caminhar por uns 5 minutos. Outro ponto que tive de caminhar foi no final do km 5, na entrada do horto. Enfim, o importante foi que consegui terminar a prova correndo, no entanto ao terminar confesso que estava muito cansado e ofegante, já que no último km forcei um pouco o ritmo.


De um modo geral gostei da prova e da organização, o único problema a meu ver era que havia somente um ponto de distribuição de água durante o percurso e no final, obviamente, acho que seria melhor se houvesse pelo menos um ponto a mais de distribuição durante a prova. Mas o final compensou, já que havia gatorade, frutas, açaí e água a vontade, e tudo bem gelado, rs! O kit também era muito legal, com camiseta, número de peito, revista O2 e medalhas para os concluintes.


O resultado final foi, pessoalmente, muito bom. Consegui terminar a prova em 47’11’’, um pace médio de 5’58’’, 12º em minha faixa etária (25-29 anos) de 16, 91º na classificação geral de 152 participantes. Bom, agora é me preparar para a próxima prova que será dia 21/04, a 3ª Corrida Semana do Exército Brasileiro, aqui mesmo em Piracicaba. Nos vemos em breve!

Um abraço e boa corrida!